Dirigir com sono é tão perigoso quanto guiar bêbado, diz estudo

Dirigir com sono é tão perigoso quanto guiar bêbado, diz estudo

Fundação norte-americana alerta para o perigo de dirigir cansado.
Veja dicas para se manter acordado ao volante.

Um estudo divulgado pela National Road Safety Foundation, uma fundação que estuda a segurança nas estradas dos Estados Unidos, constatou que dirigir com sono é tão perigoso quanto guiar alcoolizado. Além disso, os motoristas que pegam estradas debaixo de sol forte estão sujeitos a ficar mais cansados, aumentando o risco de acidentes.

A sonolência é uma condição que muitos motoristas não conseguem reconhecer”, afirma Adele Kristiansson, diretor de marketing da fundação. “Dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto beber e sair dirigindo.” Segundo ele, os estudos mostram que 60% das pessoas entrevistadas continuam dirigindo mesmo quando se sentem cansados, e outros 33% declarou ter dormido ao volante em 2007.

Em geral, os acidentes envolvendo motoristas que dormem ao volante são muito sérios, porque o condutor não tem como tomar uma ação para desviar da batida ou corrigir a direção do seu veículo.

Sinais de alerta

Os especialistas alertam os motoristas para vários sinais de alerta para quem está dirigindo com sono:

– Dificuldade de manter o foco da visão, com piscar freqüente.
– O motorista não se lembra dos últimos quilômetros que percorreu.
– A cabeça começa a pender para a frente.
– O condutor boceja e esfrega os olhos repetidamente.
– O carro sai da faixa de direção, invade o acostamento ou a pista contrária.

Se o motorista perceber estes sinais, ele deve parar o carro em um local seguro e descansar por cerca de 20 minutos. Em seguida, deve-se tomar uma ou duas xicarás de café e aguardar mais 30 minutos para que a cafeína possa fazer efeito no sangue.

Confira algumas dicas

– Durma bem antes de viajar.

– Não beba álcool nem tome nenhum remédio.

– Faça paradas a cada 200 km ou duas horas.

– Muita comida pode dar sono.

– Dirigir com fome deixa o motorista mais agressivo.

Empresas investem em tecnologia

Para ajudar quem tem tendência a “cochilar” ao volante, algumas empresas estão desenvolvendo sistemas que reconhecem o comportamento sonolento do motorista e faz com que o carro emita sinais de alerta. No Brasil, uma empresa apresentou o “sleep alarm”, um aparelho feito anatomicamente para ser presa no ouvido, apita ou vibra se a pessoa inclina a cabeça para frente ou para o lado. São movimentos típicos de quem está dormindo em pé ou sentado.

No Japão, a Nissan desenvolve um sistema para prevenir o uso indevido do veículo por pessoas alcoolizadas ou sonolentas. O protótipo possui um conjunto de sistemas que mede o nível de álcool ou da atenção do motorista pelo movimento dos olhos, odor e a transpiração, graças a uma câmera e a sensores instalados nos bancos e no câmbio do carro.

Exames mais rigorosos

Em março, uma Resolução 267 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), deixou mais rígido o exame médico para quem vai tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os candidatos a tirar a CNH de todas as categorias terão de passar por avaliações cardiológicas, auditivas, neurológicas e oftalmológicas e estabeleceu o exame para detectar distúrbios de sono para motoristas profissionais, registrados com as categorias C, D e E. Se houver indícios que ele tem um distúrbio do sono, como apnéia por exemplo, o médico credenciado pelo Detran vai solicitar uma polissonografia, que é um exame que avalia se o paciente tem ou não um distúrbio. E pode reprovar o motorista no exame.

Fonte: site Globo.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: